domingo, 18 de setembro de 2011

Se esta rua fosse minha...

Bela querida, que estranho caminhar por caminhos antes percorridos. Que estranheza, que desconhecimento de caminhos tão familiares pouco tempo atrás; onde antes era um igapó agora são prédios; onde tinha a lojinha que se encontrava de tudo, do anzol ao velocípede, agora é uma construção moderna; a mercearia que comprava mantimentos não existe mais, supermercados modernos foram erguidos; até pet shop tem, aos montes... e lojas de eletrodomésticos!!! Nossa têm muitas, sempre anunciadas na tv aos berros e concessionárias de carro? Muitas! As pessoas enlouquecidas comprando, cada qual com o carro mais equipado e da marca mais famosa, tantos air bags que penso numa batida, além de proteger, vai sufocar o motorista! E o canal, pois é, o tal canal de tantas lutas políticas, saiu do papel, desenhou a cidade de outra forma - ainda nem sei andar direito por ele - mas que ficou bonito, ah! isso ficou! Deu outra cara e dinâmica na cidade, muitas coisas foram construídas e feitas em função dele. A noite efervesceu, muitas casas noturnas, bares, restaurantes bons, antes tínhamos apenas o restaurante do aeroporto, agora podemos comer até um japonês decente. As pessoas... bem as pessoas! Muita gente nova, que aqui chegou e ficou, como eu cheguei um dia, muitos jovens que estudavam fora e voltaram, como meus filhos; jornais? Vários! Haja notícias para tantos. Casas lindas e bem cuidadas foram erguidas, ruas pavimentadas e por elas ando e não me encontro mais, são ruas novas, não as reconheço. Puta saudosismo, banzo de domingo amiga! As pessoas que antes convivia, agora quando me encontram: "Nossa!!! Você por aqui? Quanto tempo! Está passeando? Não estou morando? O passinho para trás é inevitável!! De início não entendi o "passinho para trás", depois compreendi. Passear é uma coisa...mas morar? Bem morar significa o quê? Ter que conviver novamente? E o ex que continuamos frequentando a casa, como fica? Melhor não ter muita aproximação!!! " Ah! Então bem vinda, se precisar de alguma coisa a nossa casa continua aberta, sabe que gostamos muito de você viu???? " Bela, pela primeira vez na vida estava sendo vítima de PRECONCEITO! É preconceito de descasada! Pode? Sinto na pele o que é esta praga chamada preconceito, é f... Agora compreendo melhor os negros, índios, homossexuais, deficientes físicos, e outras minorias, mas não sabia que existia a discriminação a mulher descasada. Existe sim! Daí junta com o meu patológico sem jeito de fazer amizades, dá esta porcaria de solidão: amigas casadas vão conversar o que comigo? Até tentaram, algumas, mataram a curiosidade e se foram; E os maridos? Sabe que alguns até tiraram gracinhas comigo? E olha que são amigos do meu ex e frequentam a sua casa, mas comer a ex do amigo deve ser uma tara! Vai saber! Tolos! Outras amigas descasadas até têm, alias, bastante. Mas a vibe delas não é a minha: não gosto de sair a noite, não bebo, não quero me envolver com ninguém, eu quero sossego, curtir meus filhos e netos, aos 58 anos quero meus livros e nada mais! Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário