quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Rosas...com espinhos.

Bela, esta semana assistindo a novela das 8, que aqui passa quase as 10, uma cena em especial me chamou a atenção e nela me detive a pensar, é as vezes penso! Três amigas conversavam sobre os seus respectivos casamentos; uma na verdade era separada, outra era viúva, e nutria boas lembranças e saudades do falecido, já a outra, tinha uma raiva contida e sentida, o "falecido" havia desaparecido de muito e dado como morto numa pescaria, ela tem uma espécie de altar na casa dela e em meio aos santos de sua devoção, tem também, um retrato do "falecido" e sempre que ela reza para os santos, olha para o retrato dele e joga uma praga, engraçado isso! Esta cena me remeteu a outras do filme, muito bem dirigido por Mario Monicelli em 1992, e baseado num conto de Carmine Amoroso, Parente é Serpente, é o nome do filme. Bom de ver, humor meio ácido e lúgubre, sobre uma família italiana, em volta de uma mesa de ceia de natal, todos aparentemente felizes, até que os pais... bem não vou contar o filme todo, mas vale ver. Mas voltando a cena da novela, e a relação com o filme que assisti muito tempo atrás, é que já ouvi muitas mulheres separadas dizer que melhor se tivessem ficado viúvas, e tal qual a cena da novela, uma delas, a separada, diz exatamente isto: "melhor vocês que são viúvas". Relação do enredo do filme com esta cena? Só o fato de que as vezes morrer é a solução de todos os nossos problemas. Uma viúva tem credibilidade e condescendência alheia e a sua própria. "Coitada de mim amava-o tanto e ele se foi, mas vida que segue." E assim refazer a vida sendo viúva, creio, que é muito mais fácil! Será? Tema controverso e perigoso! Nem todos os parentes são serpentes, como os de Monicelli, a grande maioria quer mesmo os seus sempre perto e os cuidam com zelo e carinho. Mas sabe, as vezes a gente pensa mesmo assim, lembro de quando era criança e minha mãe me batia, pensava: porque esta mulher não morre! Criança é cruel! Adultos as vezes também! Claro que depois rezava trocentas preces pedindo perdão, e Deus sempre me perdoava, tenho certeza! Bem, como descasada que sou posso opinar quanto ao tema da novela; acho mais corajoso, não vantajoso, pedir o divórcio, pelo menos durmo em paz! beijos.

Um comentário: